Morreu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos, José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila. Vítima de demência pugilística, diagnosticada em 2013. O ex-lutador sofria de ETC (encefalopatia traumática crônica), uma doença similar ao mal de Alzheimer, causada por repetitivos golpes na cabeça e afeta, principalmente, ex-atletas de boxe.
O lutador ganhou o apelido Maguila por sua semelhança com um personagem de desenho animado.
O peso-pesado começou a carreira no esporte com a ajuda do narrador e empresário Luciano do Valle. O jornalista tinha uma empresa, a Luqui, que assessorava o atleta e o colocou para treinar com o famoso treinador americano Angelo Dundee, que dirigiu mitos do boxe como Muhammad Ali, George Foreman e Jimmy Ellis.
Revelação do boxe
O começo da carreira foi promissor, foram 14 vitórias seguidas de 1983 a 1985, ficando dois anos invicto e conquistando o Campeonato Sul-Americano dos pesos-pesados.
Na década de 90, Maguila teve a chance de derrotar dois dos maiores nomes do boxe mundial: Evander Holyfield e George Foreman. Porém, saiu derrotado em ambas as lutas, todas por nocaute. Com Holyfield, inclusive, disputou o cinturão do CMB (Conselho Mundial de Boxe) de pesos-pesados.
Campeão mundial
Em 1995, foi campeão mundial da FMB (Federação Mundial de Boxe). Cinco anos depois, decidiu encerrar a carreira após derrota por nocaute para o brasileiro Daniel Frank.
Ao todo, Maguila sustentou um cartel de 85 lutas, sendo 77 vitórias, um empate e apenas sete derrotas. Além do Sul-Americano e do Mundial, o atleta conquistou o Campeonato Brasileiro, o pentacampeonato continental e o Campeonato das Américas.


Mais sobre Esportes
Escolinha Chute Certo enfrenta o Cruzeiro e segue firme na competição
Na manhã deste sábado (16), os pequenos atletas da Escolinha de Futebol Chute Certo entrou em campo para mais uma …
Morroagudense atuará pelo seu 8° ano consecutivo na maior festa do peão da América Latina
O morroagudense Frank da Silva Santos, mais conhecido como Zika Bullfighter, chega ao seu 8° ano consecutivo na Festa do …
Morroagudense conquista 3º lugar no Campeonato Internacional de Jiu-Jitsu em São Paulo
O atleta Victor Queiroz, natural de Morro Agudo (SP), garantiu o 3º lugar no pódio do Internacional BJJ 2025, um …