A sexta-feira (18) começou com novos desdobramentos envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), alvo de uma operação da Polícia Federal autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida inclui o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, além da imposição de restrições severas que atingem diretamente a rotina e a atuação política do ex-presidente.
Entre as determinações mais impactantes está o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, o veto ao uso de redes sociais e um toque de recolher que obriga Bolsonaro a permanecer em casa entre 19h e 6h. O ex-presidente também está impedido de manter contato com outros investigados nos inquéritos que tramitam no STF, incluindo seu filho Eduardo Bolsonaro, atualmente nos Estados Unidos.

“Suprema humilhação”, disse Bolsonaro ao comentar a decisão de Moraes. A frase foi dita na primeira declaração de Bolsonaro após iniciar o uso de tornozeleira.
Outro ponto crítico da decisão é a proibição de que Bolsonaro se comunique com diplomatas, embaixadores ou frequente embaixadas. A medida mira a tentativa do ex-presidente de manter influência internacional em meio às investigações sobre os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
As restrições impostas por Moraes fazem parte do inquérito que apura tentativa de golpe de Estado e articulações para deslegitimar o sistema eleitoral brasileiro. Bolsonaro nega as acusações e diz ser vítima de uma perseguição política.
A operação da PF e a decisão do STF marcam um novo capítulo na série de investigações envolvendo o ex-presidente. Com a tornozeleira eletrônica já instalada, Jair Bolsonaro entra em uma nova fase de embate com o Judiciário — agora, sob vigilância 24 horas por dia.
Mais sobre Brasil
EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
O governo dos Estados Unidos aplicou a Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. …
Morre Preta Gil, cantora e empresária, aos 50 anos, vítima de câncer
Cantora, empresária e apresentadora, Preta Gil morreu neste domingo aos 50 anos após complicações em decorrência de um câncer —iniciou …