O Papa Francisco segue internado no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, após exames confirmarem uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. Segundo um novo boletim médico divulgado nesta segunda-feira pelo Vaticano, o estado de saúde do Pontífice é considerado “complexo”, e sua hospitalização deve se estender por mais tempo.
Francisco, de 87 anos, foi internado na última sexta-feira devido a uma crise de bronquite persistente. Fiéis têm se reunido do lado de fora do hospital em vigília, acendendo velas e orando por sua recuperação.
De acordo com o comunicado oficial, a infecção exigiu uma alteração no tratamento, mas todos os exames seguem sob acompanhamento rigoroso da equipe médica.
Com o agravamento do quadro, a tradicional audiência de quarta-feira foi cancelada. No entanto, uma fonte próxima ao Pontífice argentino disse à agência AFP que, apesar de debilitado pela agenda intensa, “não há motivo para alarme”.
Mesmo internado, Francisco mantém sua rotina dentro do possível. O diretor de comunicação do Vaticano, Matteo Bruni, informou que o Papa “passou uma noite tranquila, dormiu bem” e amanheceu de bom humor.