Nos últimos dias, criminosos têm utilizado um novo esquema para aplicar golpes em motoristas brasileiros: o chamado “golpe da CNH suspensa”. A fraude consiste em enviar mensagens de texto falsas, por SMS, e-mail ou WhatsApp, informando que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do destinatário estaria irregular. O objetivo é convencer a vítima a acessar um link fraudulento que imita o sistema oficial do Governo Federal.
No site falso, os golpistas solicitam o pagamento de uma taxa para a suposta regularização do documento. A prática tem sido registrada em diversos estados, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e outros.
Alerta das autoridades
Em nota oficial, o presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Givaldo Vieira, reforçou que os Detrans não utilizam mensagens com links para entrar em contato com os motoristas. “Os contatos dos Detrans com os condutores e proprietários de veículos são realizados pelos canais oficiais, por meio de correspondências devidamente identificadas, enviadas via Correios, ou de outras formas amplamente divulgadas por cada órgão de trânsito estadual”, destacou Vieira.
Ele também orienta que, caso receba mensagens suspeitas, o cidadão deve ignorar o link e reportar o caso à Ouvidoria dos Detrans ou às autoridades policiais. A denúncia é essencial para combater o avanço desse tipo de crime.
Consulte por meio oficial
Para evitar cair no golpe, motoristas podem consultar a situação de sua CNH de forma segura pelos seguintes canais:
1. Portal de Serviços SENATRAN
• Acesse portalservicos.senatran.serpro.gov.br e faça login com a conta Gov.br.
• No menu “Condutor”, clique em “Consulte sua Carteira de Habilitação” para verificar o status do documento.
2. Aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CNH Digital)
• Disponível para iOS e Android, o aplicativo permite acessar informações como infrações, histórico de CNH e muito mais.
Mais sobre Policial
Polícia prende suspeito de roubo a residência em Morro Agudo; arma e relógio são apreendidos
Morro Agudo - Uma ocorrência policial movimentou a rua José Jorge Junqueira, em Morro Agudo, nesta quinta-feira (14). Após um …
Operação policial prende homem por tráfico de drogas em Morro Agudo
Na manhã desta sexta-feira (15), uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar resultou na prisão de …
Avó aciona Polícia ao ser impedida de visitar neto; caso envolve disputa judicial pela guarda da criança
Na noite da última quarta-feira (6), uma avó paterna recorreu à Polícia Militar após ser impedida de visitar o neto …