A partir desta segunda-feira (28), a Polícia Militar de Morro Agudo dará início a fiscalização de bicicletas elétricas, ciclomotores e motonetas que circulam pelas ruas da cidade. A ação surge em resposta ao aumento expressivo desses veículos, tendo como base a Resolução 996 do Contran.

O objetivo da fiscalização é regulamentar o tráfego desses novos meios de transporte, garantindo maior segurança para condutores, pedestres e demais usuários das vias públicas.
De acordo com a Resolução nº 996 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), ficam estabelecidas as seguintes classificações:
- Ciclomotor: veículo de duas ou três rodas, com motor de até 50 cm³ e velocidade máxima limitada a 50 km/h;
- Bicicleta: veículo de propulsão humana, com duas rodas, não sendo equiparado a motocicletas, motonetas ou ciclomotores;
- Equipamentos de mobilidade individual autopropelidos: patinetes, skates e monociclos motorizados.
Além da tipificação, a norma define parâmetros como potência do motor, velocidade máxima de fabricação, equipamentos obrigatórios, necessidade de registro e emplacamento, bem como habilitação do condutor.
As bicicletas elétricas, por exemplo, devem possuir um sistema que acione o motor apenas durante a pedalada, além de equipamentos obrigatórios como indicador de velocidade, campainha, espelhos retrovisores e sinalização noturna dianteira e lateral.
Para a condução de ciclomotores, é obrigatório o registro e o emplacamento do veículo, bem como a posse da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A.
Já os equipamentos de mobilidade individual autopropelidos — como patinetes motorizados — precisam estar equipados com indicador ou limitador eletrônico de velocidade, campainha e sinalização noturna completa (dianteira, traseira e lateral) para circular em vias públicas, devendo seguir as mesmas regras aplicáveis às bicicletas convencionais.
Projeto de Lei
Paralelo à medida da PM, a Câmara de Morro Agudo trabalha em uma regulamentação local, com mais regras visando a segurança. O projeto apresentado pelo vereador Pedro Silva, foi enviado para as Comissões, que deve emitir parecer nas próximas semanas.
Mais sobre Morro Agudo
PetMóvel leva atendimento veterinário gratuito ao bairro Norberto José Ribeiro
Na última quinta-feira (09), o PetMóvel esteve no bairro Norberto José Ribeiro, oferecendo atendimento veterinário gratuito para os animais da …
Fenabe e Escola Avançada: 13 anos formando profissionais e impulsionando resultados em todo o Brasil
Nesta semana, a redação do EA1 recebeu Edilson, proprietário da Fenabe Treinamentos e franqueado da Escola Avançada, e Bruna, proprietária …
Prefeito Chicão Valadares reforça segurança no Centro de Lazer após ocorrência policial
Nesta segunda-feira (6), o prefeito Chicão Valadares se reuniu no Paço Municipal com representantes da Secretaria de Segurança Pública, da …