A conta de energia elétrica dos brasileiros vai subir a partir de junho. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (31) que a bandeira tarifária será alterada para o patamar vermelho 1, o que representa um custo adicional de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A mudança atinge todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que atende a maior parte do país.

A decisão marca o fim da bandeira amarela, que estava em vigor até maio, e se dá em meio a condições climáticas desfavoráveis. Segundo a Aneel, os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indicam afluências – volume de água que chega aos reservatórios – abaixo da média histórica em praticamente todas as regiões.
Com os reservatórios das hidrelétricas em níveis baixos, será necessário acionar fontes de geração mais caras, como as termoelétricas, o que encarece a produção de energia. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado justamente para sinalizar os custos reais da geração elétrica e incentivar o uso consciente da energia pelos consumidores.
A Aneel alerta que o uso racional da energia se torna ainda mais importante neste momento. Medidas simples, como desligar aparelhos que não estão sendo utilizados e evitar o uso simultâneo de equipamentos de alto consumo, podem ajudar a reduzir o impacto no orçamento das famílias.
Mais sobre Morro Agudo
Prefeitura de Morro Agudo inicia desassoreamento e limpeza do Córrego do Chapéu
A Prefeitura iniciou nesta terça-feira (13) o desassoreamento da calha e a limpeza das margens do Córrego do Chapéu. A …
Morro Agudo tem ganhador na Quina e prêmio ultrapassa R$ 1,6 milhão
A sorte sorriu para um morroagudense. Uma das apostas vencedoras do último concurso da Quina, realizado no dia 10 de …
Morro Agudo alcança nível elevado de transparência e supera médias estadual e nacional
A Prefeitura de Morro Agudo alcançou um importante marco na gestão pública ao atingir 82,95% no Índice de Transparência Pública, …

