Cantora, empresária e apresentadora, Preta Gil morreu neste domingo aos 50 anos após complicações em decorrência de um câncer —iniciou tratamento em janeiro de 2023, quando anunciou publicamente o diagnóstico. A artista teve apenas um filho: Francisco Gil.

Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa, Preta Maria Gadelha Gil Moreira nasceu em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro. Dois anos após seu pai retornar do exílio em Londres durante a ditadura no Brasil.
Em janeiro de 2023, Preta anunciou publicamente o diagnóstico de câncer de intestino. Ela descobriu o adenocarcinoma após ser internada com desconfortos intestinais. Durante o tratamento, enfrentou sessões de quimioterapia, radioterapia e cirurgias, além de uma grave infecção generalizada (sepse) que a deixou internada na UTI.
Preta encarou a batalha com resiliência e transparência, sempre incentivando a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer.
Mais sobre Brasil
EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
O governo dos Estados Unidos aplicou a Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. …
“Suprema humilhação”, diz Bolsonaro após ordem de uso de tornozeleira eletrônica e restrições
A sexta-feira (18) começou com novos desdobramentos envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), alvo de uma operação da Polícia Federal …