Votação de Projeto para concurso público de diretores, vice e coordenadores será nesta segunda-feira (21)
Na próxima segunda-feira, 21 de outubro de 2024, a Câmara Municipal de Morro Agudo votará o Projeto de Lei Complementar 02/2024, que visa criar cargos de gestores da educação. A proposta pretende realizar um concurso público para efetivar diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, eliminando o sistema atual onde os cargos atualmente preenchidos por indicação do prefeito. A medida segue uma indicação do Ministério Público.
A proposta gerou divergências e preocupações entre um grupo de professores da rede municipal. Em nota, eles afirmaram que são a favor do concurso público, mas questionam o momento e as exigências dos cargos que impossibilitam que a grande maioria dos professores da rede prestem o concurso.
Além disso, a graduação em Pedagogia já abrange esses conhecimentos, de acordo com a legislação federal.

Outro ponto levantado pelos professores é a falta de diálogo. Segundo a categoria, não houve consulta aos professores antes da elaboração do projeto. Eles defendem alternativas para a gestão, sugerindo que os atuais cargos de gestão se tornem funções gratificadas ocupadas por professores efetivos escolhidos por meio de eleições internas.
À reportagem a Secretaria Municipal de Educação informou que o projeto atende às orientações do Ministério Público do Estado de São Paulo e visa cumprir a legislação vigente. Segundo a prefeitura, as medidas adotadas têm como objetivo garantir a legalidade e a integridade dos serviços prestados à população. A administração reafirmou seu compromisso com a transparência e se colocou à disposição para esclarecer dúvidas.

O Ministério Público em sua manifestação, destacou que a criação de cargos em comissão com funções que não se enquadram como assessoramento, chefia ou direção é inconstitucional. Segundo o MP, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação exige que a ocupação de cargos no magistério seja feita exclusivamente por meio de concurso público, e a criação de cargos em comissão ou funções gratificadas desrespeita essa norma.
A votação do projeto será acompanhada pelos professores, pois representa um marco importante na gestão educacional de Morro Agudo.
Mais sobre Morro Agudo
Banda Marcial de Morro Agudo recebe novos instrumentos com verba viabilizada por vereador Junior Chiaroti
A Banda Marcial de Morro Agudo (BAMMA) iniciou nesta semana o recebimento de novos instrumentos musicais, adquiridos por meio de …
TJ-SP determina suspensão de auxílio a aposentados e Prefeitura busca medidas legais para reverter decisão
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) determinou, por meio de liminar, a suspensão do pagamento do …
Arraiá da Vila terá três dias de muita festa no Jardim dos Silveiras, em Morro Agudo
Entre os dias 8 e 10 de agosto, o Jardim dos Silveiras recebe a comunidade para o Arraiá da Vila, …